O diagnóstico de erros, ou avarias, pode ser efetuado de várias formas: através do código de erros gerado pelo BIOS da placa principal, pelas mensagens de erros, ou através do software de diagnóstico. Em algumas situações, basta actualizar os drivers de determinados componentes para que o problema seja resolvido.
1.As propriedades do sistema:
-
Para cada componente que é introduzido no computador, são necessários os seguintes parâmetros: IRQ, DMA e endereços de memória. Consultar as propriedades do sistema é a forma mais fácil de identificarmos conflitos de hardware.
-
Com o menu das "propriedades do sistema" podemos ver qual o hardware que está em conflito com outro ou simplesmente não funciona. O mesmo é marcado por um ponto de exclamação, por cima de um círculo.
-
Os problemas podem ser diversos, por exemplo, o driver instalado não é o correto, existe um conflito de IRQ com outro dispositivo ou o sistema operativo tem o driver instalado, mas não encontra o dispositivo. Nesse caso, teremos de ir ao menu das "propriedades do computador" verificar se existem conflitos de IRQ, DMA ou endereços de memória. Os mesmos estarão marcados com um ponto de exclamação.
-
Na janela das propriedades do computador, podemos ver não só quais os IRQ atribuídos a cada componente de harware, mas também os endereços de memória, DMA e endereços de I/O.
-
Ao selecionarmos um componente e carregarmos com o rato no botâo das propriedades, aparece-nos a janela da figura.
-
Neste caso, o dispositivo está a funcionar corretamente caso contrário, aparecia uma mensagem de erro com a indicação do problema. Se fosse um problema de drivers, bastava selecionar a opção "controlador" e atualizar o mesmo.
-
Outro problema inerente ao hardware, é o conflito de recursos, IRQ e DMA. Nos sistemas operativos mais recentes, Windows XP/2000, o acesso a estes recursos está limitado aos utilizadores, restando o acesso aos mesmos através do BIOS.
-
Em sistemas operativos anteriores, como o Windows 98, é possível alterar os recursos através da janela do " Gestor de dispositivos".
-
Se um componente não estiver a funcionar corretamente, poderá ser um conflito entre dispositivos. Sendo assim, iríamos verificar os IRQ, DMA e endereços de memória. Para isso, vamos verificar todas as propriedades do computador, procurando dispositivos em conflito.





-
Se estiver tudo correto, como é o caso, então, será problema dos drivers. A melhor opção será eliminar o componente e instalar novamente. Se continuar a dar problemas, será então um problema de hardware, ou seja, o componente está danificado e será necessário substituí-lo por outro.

-
É aconselhavél utilizar drivers actualizados. Para isso, pode-se fazer o downoald na internet, de preferência no site do fabricante.
2.As informações de sistema:
-
Se estiver a trabalhar nas propriedades do sistema e mesmo assim não conseguir localizar o problema, experimente utilizar o utilitário informações do sistema. Para aceder a este programa, vá ao botão Inicar - Programas - Acessórios- Ferramentas do sistema - Informações do sistema.
-
Este programa contém informação mais detalhada acerca de todo o computador do que o utilitário visto anteriormente. A informação está organizada de forma a que seja fácil localizar o que quer que seja, como harware, software instalado, recursos do sistema e configuração do ambiente de trabalho e da internet explorer.
-
Tem ainda a opção de procurar um determinado componente ou recurso, o que é bastante útil para vermos todas as informações referentes a qualquer componente.

-
Como por exemplo temos o dispositivo de armazenamento CD-ROM, que, neste caso, funciona corretamente. Para verificarmos o problema, selecionamos as opções Componentes - Armazenamento, visto tratar-se de um dispositivo de armazenamento e, então, encontramos toda a informação acerca do dispositivo, como mostra a figura..

-
Como pode verificar, é fácil descobrir os problemas do sistema através deste utilitário do Windows XP. Podemos verificar outros problemas do sistema se selecionarmos a opção "Dispositivos com problemas".
-
Aqui verificamos os componentes detetados, mas poderiam haver outros que aparecessem nesta janela. Seja como for, seria mais ou menos fácil de os solucionar através da informação disponivel.
3.Sofware de Diagnóstico:
-
Existe no mercado software de diagnóstico de erros, para além do que vem com o Windows. Esse software pode ser adquirido em qualquer loja de informática ou pode ser retirado da internet.
-
O site www.downoald.com tem imensos programas de diagnóstico, mas a maioria deles, e os melhores, estão apenas disponíveis na versão de demonstração. É o caso do programa que em seguida vamos apresentar, o Soft Sandra 2005.
-
Este programa, como mostra a figura, faz testes a todos os dispositivos de hardware do computador. Desde o processador às portas de comunicação, onde está incluído o modem e a memória (RAM e cache), entre outros.

-
Ao selecionarmos o ícone " System Summary", o programa vai começar a executar testes a todos os componentes, não só ao hardware mas também aos recursos do sistema e software.
-
Em seguida, ficam alguns quadros que demonstram a capacidade deste software em detetar toda a informação do sistema.



Informação do monitor
Informação acerca do processador
Informação sumária do sistema
-
Como o monitor não está bem configurado, o programa dá-nos umas dicas, sempre que necessário, do modo como optimizar ao máximo o funcionamento do nosso computador. Para isso, temos que dizer ao programa que queremos a optimização máxima. Este programa já vem configurado para essa optimização, como mostra a figura.

-
Na janela seguinte, temos a informação acerca do total de memória física, ou seja, a memória RAM instalada. A memória do sistema refere-se à memória virtual neste caso, de 1,2 GB, que é um espaço de disco reservado pelo windows que vai funcionar como auxiliar à memória principal.
-
Quanto mais memória RAM tiver instalada no computador, mais rápido se torna o desempenho do mesmo, pois não terá que utilizar tantas vezes o disco rígido. Neste caso, o valor da memória física é de 639 MB.


-
O acesso à memória principal é muito mais rápido do que o acesso de leitura e escrita de um disco rígido, mesmo sendo um disco S- ATA ou mesmo SCSI.
-
A informação aqui representada mostra o tipo de disco que teos, como está configurado, como Master ou Slave, qual a controladora instalada, o total de espaço livre em disco e o seu tamanho máximo.
-
Embora não apareça na figura, a janela contém mais informações como o tipo de sistema de ficheiros do disco, neste caso, NTFS, o número de caracteres permitido para dar nome aos ficheiros, o número de sectores por cluster, o número de bytes por setor e o tamanho dos setores.
-
Existem outras informações disponíveis, mas o melhor será instalar o programa, pois, para cada item, temos imensa informação que não é possível abordar apenas neste capítulo.

-
Existe ainda uma opção que permite verificar os processos que estão a decorrer. Esta ferramenta pode ser útil para verificar se existem processos indesejados que estejam a ocupar memória e o próprio sistema operativo e, assim, removê-los.
-
Atenção, pois existem processos importantes que funcionam com outros programas- esses não podem ser parados. Verificar também as versões do software instalado.


1.Definições antivirus
2.Teste de desempenho entre processadores
-
É ainda referida a informação acerca do processador que está instalado no computador e ainda os resultados de um teste de capacidades, comparando o CPU instalado com outros, como mostra a figura 1.
-
Aparece ainda a informação do número de blocos ou threads que o CPU está a processar neste momento. A janela da figura 2 mostra as diferenças de performance entre diversos processadores e o modo como funcionam as suas tecnologias MMX e SSE.


-
Os resultados não são animadores mas é preciso ter em conta que este sistema tem apenas 640 MB de memória RAM e um barramento a 266 MHz, enquanto que os outros estão equipados com 1 GB de memória e possuem um barramento a 800 MHz. Como já foi referido, a memória aumenta significativamente o funcionamento do sistema.
-
Já agora, fica o conselho para quem pretende adquirir um computador: se vai utilizar sistemas operativos recentes e trabalhar com programas de alto desempenho, o ideal é colocar 2 GB de memória DDR2, no mínimo.
-
Aqui foram apresentados apenas alguns testes e configurações do sistema. Este programa faz testes a muitos outros componentes, mas colocar aqui todos os testes seria o mesmo que escrever um capítulo sobre o software em questão.
-
Este programa dá-nos a possibilidade de vermos os resultados dos testes e comparações por janelas, ou imprimir esse mesmo resultado. Podemos ainda mandar gravar no disco rígido para futura visualização ou impressão. Esta informação pode ser útil no caso de instalarmos novo hardware e o computador começar a dar conflitos, anteriormente inexistentes.